domingo, 1 de julho de 2018

Criação do Universo - Fase 3



Fase 3: A criação de Baba Asemuegun Sunwon. O equilíbrio do movimento estelar. A rotação antihorária. Criação de novos planetas e cometas. Ayé e a criação de 801 Irunmales. Osumare e o nascimento de Olôdumare. Orúnmila. Fracasso dos Orixás enviados à Terra. Vitória de Orúnmila. Formação dos oceanos. O surgimento do homem. O dilúvio. 

Assim que as estrelas e outros corpos celestes estavam estáveis, a criação do universo passou para a terceira fase. Nesta terceira fase, muitas coisas aconteceram. A primeira coisa foi a criação de um outro Super Irunmole chamado Baba Asemuegun Sunwon.

As estrelas e outros corpos celestes criados naquele tempo não tinham padrão de movimento. Isso fez com que as estrelas colidissem e batessem umas nas outras, resultando em explosões poderosos. A função deste Irunmole foi basicamente fazer todos os corpos celestes girarem de forma anti-horário, a fim de parar o que chama de Ifá "A guerra das estrelas". Quando isso foi feito, as estrelas e outros corpos celestes pararam de colidirem-se. Isto é confirmado em estrofe onde Ifá diz em Ogbe Òfún.

Este trabalho de Baba Asemuegun Sunwon continua até hoje. O resultado disso é que os gases e orvalhos continuam a se espalhar até este momento. O resfriamento e solidificação dos gases e orvalhos para se tornar estrelas continuam até hoje, formando planetas e estrelas. Assim como as obras de Origun e OluIwaye, as funções dadas a Baba Asemuegun Sunwon continuam até hoje, e continuarão para sempre.

No nosso sistema solar, que é a nossa própria estrela, Baba Asemuegun Sunwon criou inicialmente sete planetas. O sistema solar, especialmente o planeta Terra, foi entregue a uma grande mulher Irunmole chamada Aye. O planeta Terra foi " a casa de Aye " Ile Aye e não Ayé, como muitas pessoas erroneamente referem-se a ela. Entretanto, Aye não faz parte dos 401 Irunmole que viajaram do céu à terra e voltaram para o céu.

Para governar o sistema solar, AKAMARA criou 801 Irunmole. As funções principais destes Irunmole são o desenvolvimento, a paz, a harmonia, o progresso e a sustentação do sistema solar. 

História de Ayé 

Aye estava no planeta Terra sozinha e solitária. Esta foi a razão pela qual Aye procurou o serviço de um dos 801 Irunmole então conhecido como “Forankun kan soso Owu” cujo nome foi mais tarde conhecido como Orúnmila, para vir e fazer a consulta de Ifá para ela. 

Neste período de tempo não havia Ikin, Opele ou Iyerosun. De fato, não havia nenhuma planta ou animal no planeta. Quando “Fo n rankun kan soso Owu” chegou, ele disse à Aye para colocar a palma da mão no chão. Fazendo isto, o Odu Oyeku Logbe apareceu no terreno.

“Forankun kan soso Owu”, Orúnmila jogou para Aye no dia que ela pediu para consultar Ifá porque ela estava se sentindo solitária e sem companheiro em sua casa. Ela foi informada de que um outro Ser, que seria maior do que ela e maior do que todos os 801 Irunmole, logo apareceria. Ela foi aconselhada a oferecer ebó. Ela obedeceu. O conteúdo do material do ebó não é necessário agora. A coisa importante sobre o ebó que foi oferecido, foi que:

No tricentésimo terceiro dia, um Ser Todo-Poderoso, surgiu a partir do vaso onde os materiais do ebó foram colocados. Do pote, neste dia, surgiu Oxumarê. O poder, a força, a influência e a autoridade deste Ser todopoderoso era totalmente irresistível. Ambos Aye e “Forankun kan soso Owu” inclinaram suas cabeças em súplica para este ser. 

Qual é o nome que esse Todo-Poderoso como seria chamado? O nome era "OloduIkoko ti ntan Oxumarê" que significa, “o proprietário do pote que traz a luz do arcoíris”. Este nome foi mais tarde abreviado para Olôdumare, o Todo-Poderoso. Assim que Olôdumare emergiu, uma consulta a Ifá foi realizada. Como Aye, Olôdumare colocou a palma da mão no chão e o Odu Idin Aisun (Odi Irosun) foi revelado. Neste Odu, “Forankun kan soso owu” explicou que em todo o sistema solar, não haveria ninguém para comandar com tanto poder, força, energia, autoridade ou influência como Olôdumare. “Forankun kan soso owu” também afirmou que Olôdumare não teria filho, e que não dormiria nem cochilaria nem por um momento. 

Olôdumare não consegue dormir, e ele não pode gerar filhos. Em vez de Olôdumare gerar filhos, ele normalmente derrama lágrimas de chuva que possibilitam todos os habitantes da Terra gerarem filhos. 

Olôdumare chama os 801 Irunmole à Sua presença. Ele dividiu-os em três grupos: 

  • 200 Irunmole permanentemente no lado direito, 
  • 200 permanentemente em seu lado esquerdo, 
  • 401 restantes para viagens ida e volta do céu para a terra. 
Após isto, o trabalho de povoar o planeta Terra começou. Olôdumare enviou Ogum, o Irunmole encarregado de metais, a fim de tornar o mundo habitável. Quando Ogum estava vindo, ele veio com outros Irunmole: Ija e Oxossi. Eles trouxeram muita madeira e varas do céu para o planeta Terra. Quando eles começaram a sua missão, eles não tinham nada para comer. Em pouco tempo, por causa da fome, eles começaram a comer a madeira e varas que eles trouxeram. Isto não podia sustentá-los em tudo, porque madeiras eram intragáveis. Isso fez com que eles voltassem para o orun, e relatar sua falha a Olôdumare.

Em seguida, Olôdumare enviou Obatalá para vir e tornar o mundo habitável. Obatalá trouxe muita água. 

Ele também veio com outros Irunmoles: Alaaanu, Oloore, Sungbemi, Magbemiti, Losootoro, Eroko, e Larogbe. Eles começaram o trabalho, mas em pouco tempo perceberam que só a água não podia sustentálos no planeta Terra. Ele voltou a Olôdumare, e informou o seu fracasso. 

Depois disso, Olôdumare enviou Orúnmila para vir e fazer da terra um planeta habitável para os outros seres. Quando Orúnmila estava prestes a partir, ele foi consultar Ifá na casa de um grupo de awo chamado Agba dudu Orimo. 

Os Awos disseram a Orúnmila tudo o que seria necessário para levar com ele, para ter sucesso em sua missão. 

Foi dito para ele trazer sementes e alimentos. Eles também lhes disseram para usar a madeira e a água que Ogun e Obatalá já haviam trazido. Orúnmila ofereceu seu ebó e trouxe todos os materiais indicados pelo grupo de Awos no céu. Orúnmila foi bemsucedido em fazer o planeta habitável para os outros seres. 

Como resultado do que aconteceu naquele momento particular do tempo, Olôdumare deu a Ogun o nome de Baba Jegi-jegi, “o comedor de madeira”. Para Obatalá Ele deu o nome de Baba Mumimumi, “o bebedor de água”. Para Orúnmila Ele deu o nome de Baba Jeun-jeun, “o comedor de alimentos”. 

Estes atos continuam até hoje. Sempre que comemos, lavamos a boca com água e a limpamos com palitos. 

Este é um reconhecimento dos trabalhos realizados por Baba Jegi-jegi, Baba Mumimumi e Baba Jeunjeun. 

Durante este período de tempo, existiam apenas 6 potes água de no planeta. Orúnmila começou a cultivar a terra e as sementes plantadas. A primeira planta para germinar foi uma planta chamada Tete abalaye, que em Ifá, é a planta mais sagrada do mundo. 

Quando o planeta estava pronto, tinha água, plantas, e animais, etc. Olôdumare enviou para o planeta alguns seres chamados Eniyan para viver com Aye permanentemente. Estes seres por muito tempo viveram em harmonia com Aye no planeta, mas com o tempo, começaram a destruir este planeta, e outros planetas. Eles foram corrompidos por causa dos amplos poderes esotéricos e espirituais que eles possuíam. 

Olôdumare então ficou irritado e após dar-lhes muitas chances de mudarem seu caráter, que eles ignoraram, Olôdumare finalmente decidiu removê-los todos. Isto é, quando Olôdumare ordenou que as águas que estavam debaixo da terra no mundo a subir e afogar a Eniyan. Os seis potes mais tarde se tornaram seis oceanos do mundo. 

Todas as águas com Olokun e Olosa formaram mais de três quartos da superfície do mundo. Muitos dos Eniyan tentaram fugir e salvar-se. Alguns subiu para as montanhas mais altas do mundo, outros se esconderam nas cavernas, e outros subiram para os buracos de árvores, etc. Alguns destes Eniyan sobreviveram. Em outras palavras, nem todos eles morreram. E algumas destas Eniyan ainda vivem no planeta. 


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